19 de out. de 2010

HSTERN, a História


HSTERN
fonte: http://www.mundodasmarcas.blogspot.com

Entre as estrelas mundiais do mercado de jóias, uma brilha verde e amarelo. Na mesma constelação da francesa Cartier, da italiana Bulgari e da americana Tiffany está a brasileira H.STERN. Jóias com design exclusivo, que ficam marcadas para sempre. Esta é a atual filosofia da brasileiríssima joalheria, responsável por estabelecer uma nova escola de design de jóias e por ter revolucionado o mercado mundial de pedras preciosas.
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A história

O senhor Hans Stern nasceu em Essen na Alemanha cego e só começou a enxergar, com o olho direito, aos 2 anos de idade. Quando tinha 16 anos, fugiu da Alemanha nazista e veio para o Brasil. Aos 23 anos, trabalhava como datilógrafo em uma empresa de importação e exportação de minerais. Numa viagem para Minas Gerais, ele conheceu as pedras brasileiras e, fascinado, as trouxe para a então capital e vendeu para os estrangeiros. Dali em diante, todos passaram a conhecer as água-marinhas, turmalinas, ametistas e citrinos. Em seguida, em 1945, o jovem empreendedor abriu a H.STERN num sobrado na Rua Gonçalves Dias, em frente à tradicional Confeitaria Colombo. Inicialmente vendia apenas pedras. Insatisfeito com o padrão de qualidade de lapidação e ourivesaria, Hans chamou artesãos europeus para trabalhar na sua empresa. Preocupado com a qualidade, criou, ainda em 1949, um Certificado de Garantia Internacional para atestar o valor de suas jóias e que autorizava a troca do produto durante um ano, o que possibilitava a quem não se afeiçoasse ao presente recebido a possibilidade de trocar por outro. Pouco depois, ainda neste mesmo ano, a primeira loja foi erguida no porto carioca. Localizada onde atracavam os navios vindo da Europa e dos Estados Unidos cheio de turistas foi estratégico. A jogada de marketing naquele tempo era mostrar aos turistas como as jóias eram produzidas.
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Logo depois inaugurou outra loja dentro do hotel Quitandinha em Petrópolis. Nos anos 50, a H.STERN lançou uma série de iniciativas pioneiras para atrair clientes estrangeiros que visitavam o Rio de Janeiro. Montou uma visita guiada pelas oficinas de ourivesaria de forma que os visitantes pudessem acompanhar todos os passos do delicado trabalho que envolve a produção de uma jóia. Em 1958, foi a primeira joalheria da América Latina a montar um laboratório gemológico para analisar pedras preciosas e metais nobres, e pesquisar novas matérias-primas. Por ali passam até hoje todas as pedras preciosas usadas pela empresa. Na década de 60, o design H.STERN já era referência no mundo. Reis e rainhas, artistas e um sem-número de celebridades visitaram a matriz da H.Stern, no Rio de Janeiro. Do pequeno escritório de exportação, Hans passou à produção de jóias e lapidação de pedras. Em 1964, quando se preparava para ir à Europa expandir a empresa, a renomada revista Time publicou uma matéria em que ele aparecia como o rei das gemas de cor. Depois da revista Time, vieram muitas outras publicações: Financial Times, New York Times, The Wall Street Journal, Reader’s Digest, Elle, Marie Claire, Vogue, Harper’s Bazaar e W, In Style. O reconhecimento da mídia veio na proporção em que a H.STERN crescia.
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Um dos passos mais importantes da empresa foi a inauguração, em 1983, de sua sede mundial, em Ipanema, no Rio de Janeiro. Foi o primeiro prédio no mundo construído para abrigar todos os setores do processo de fabricação de uma jóia: oficinas de ourivesaria e lapidação, escritórios, loja, etc. Na ocasião, a atriz Brooke Shields foi convidada para a inauguração e participou de um desfile beneficente. Nada, porém, deu tanto prestígio à joalheria quanto o lançamento da coleção Catherine Deneuve, a inesquecível musa do filme A Bela da Tarde, nos anos 80. Jóias com a personalidade da atriz e assinatura na forma de letras CD espalharam-se pelos pulsos e pescoços de clientes no mundo. Foi a primeira joalheria brasileira a lançar jóias inspiradas em grandes artistas. Nas mãos do filho de Hans, Roberto Stern, a empresa passou por uma reestruturação interna a década de 90, profissionalizando processos. O produto começou a acompanhar de perto as tendências de comportamento de moda e consumo e foram criadas várias jóias inspiradas em personalidades. Surgiram coleções como a da empresária de moda Costanza Pascolato (1997), do músico Carlinhos Brown (1999) e da dupla de designers de móveis Fernando e Humberto Campana (2001). Entre as pedras, a H.STERN criou lapidações de formato orgânico em pedras como o cristal e o citrino. Foi preciso reeducar os lapidários, acostumados a buscar a simetria na lapidação, para que fizessem cortes assimétricos, tal qual uma pedra bruta.
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O auge do design de pedras acontece em 2004, quando, após três anos de intensas pesquisas e desenvolvimento, a H.STERN lançou o diamante Stern Star, de lapidação exclusiva, com formas orgânicas. Nos últimos anos a empresa também expandiu o negócio para além do ramo de jóias, com a abertura de um spa, um restaurante e uma loja de artigos de decoração. Ao longo de 60 anos, a H.STERN se consolidou como uma joalheria de enorme prestígio. Hoje, a marca é sinônimo de beleza e bom gosto no Rio, em São Paulo, Nova York, Paris, Frankfurt, Tel Aviv e em outras importantes cidades ao redor do mundo.
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A linha do tempo
1949
Inauguração de sua primeira loja internacional na cidade de Montevidéu no Uruguai.
1960
Expansão para os Estados Unidos com a abertura de sua primeira loja em Nova York.
1985
Lançamento da primeira coleção de relógios, chamada Safira, que está até hoje entre os best sellers da joalheria e são feitos artesanalmente. Investindo pesado em desenvolvimento, a empresa lançou, entre outras, as coleções Form (1998) e Sfera (2002).
1995
Lançamento da Coleção Mundial, por ocasião do aniversário de 50 anos da marca, com um conceito simples e elegante.
1997
Reabertura da loja da Quinta Avenida, em Nova York, com novo conceito arquitetônico, que passou a ser o padrão mundial das lojas da empresa.
2000
Lançamento da coleção Orbis Descriptio, em comemoração aos 500 anos de descobrimento do Brasil. As jóias foram inspiradas no trabalho da artista plástica carioca Anna Bella Geiger e resultaram em pequenos pingentes com o mapa do Brasil; anéis cravejados de brilhantes que lembram o leito de um rio e pulseiras de ouro texturizado, inspiradas nas ondulações do relevo .
2003
Lançamento da coleção de relógios Les Mecaniques, toda em ouro, com mecanismos feitos à mão, peça por peça.
2004
Lançamento da coleção Diane Von Furstenberg, inspirada na vida e na carreira da estilista que vive em Nova York
2005
Abertura de novas lojas âncoras (flagship stores) em Hamburgo, na Alemanha, Cannes, na França, Monterrey e Cidade do México.
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O design
O design diferenciado da H.STERN foi fundamental para o reconhecimento da marca e seus produtos. Para isso, uma equipe de especialistas vindos do exterior ensinou os primeiros passos aos ourives e lapidários da empresa. Afinal, Hans sempre prezou muito pela manufatura. Uma pedra tem exigência de regularidade, simetria, proporções, dimensões, entre outros. Então, ele trouxe lapidadores do exterior e formou uma escola aqui. Hoje em dia, a lapidação da H.STERN é uma das melhores do mundo. São 600 ourives que trabalham entre as oficinas do Rio de Janeiro e São Paulo. Não existe joalheria no mundo com isso. Na década de 1990, o foco passa a ser ainda mais no design e a imagem e comunicação da marca são unificadas. Nesta época, opta-se também por ampliar o portifólio de produtos, inicialmente com o lançamento de uma coleção mundial com 16 tipos diferentes de jóias. Cada linha contava com produtos que tinha em torno de 10 a 15 peças. Passou a ter as mesmas peças espalhadas por todas as filiais. Houve também uma padronização da arquitetura das lojas. Você olhava pela vitrine e já sabia que ali era H.STERN.
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Os vendedores receberam o mesmo treinamento e os mesmos códigos de vestimenta. Para a equipe de vendas, houve treinamentos específicos. Há uma universidade para os vendedores e um candidato passa de oito meses a um ano estudando. Eles fazem provas e tem que ter média de oito e meio, além de contarem com supervisão nos primeiros meses de venda. No quesito produto, a fabricação de peça pode levar até dois anos para ser finalizada e envolve até 1.500 funcionários. A idéia sai em conjunto. O departamento de marketing, de produto, de embalagem, de comunicação, de venda e de treinamento, todos faz parte do processo para vender este novo produto. Desde sua fundação a H.STERN recebeu 23 prêmios pelo talento de seus designers e artesões.
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O marketing
Com mais de seis décadas de existência a marca é cravejada das melhores estratégias de marketing. Outra estratégia importante é a da comunicação. A joalheria foi a primeira a realizar desfiles no Brasil ainda em 1959. Hoje, eles fazem 300 desfiles intimistas por ano. A publicidade inicialmente foi vista nos catálogos e em ações de marketing direto. Mas o grande diferencial vem das lojas. A marca sempre usou o ponto de venda como forma de comunicar a marca. Desde o inicio, organiza visitas guiadas que mostram todo o processo de fabricação de uma peça. Na sede da empresa (um prédio de 17 andares com 14 mil metros quadrados), em Ipanema, Zona Sul do Rio de Janeiro, há ainda um museu com mais de mil pedras lapidadas e minerais da coleção de Hans Stern. Fazer uma boa relação pública também é parte importante desta estratégia. Regulamente a empresa recebe jornalistas de toda a parte do mundo e anualmente os leva para Minas Gerais, para dentro de uma mina. Com isso, celebridades mundiais são flagradas com as jóias da grife em festas como o Oscar com em 2001, quando a atriz Catherina Zeta Jones usou um colar em água-marinha e diamantes na premiação. Um estudo encomendado pela própria empresa mostrou que se a grife tivesse que pagar pela publicidade gerada, a conta seria de US$ 10 milhões. Detalhe: o brinco (emprestado) valia US$ 160 mil. O mesmo aconteceu com Angelina Jolie ao usar um exemplar de US$ 10 milhões na premiação do Oscar de 2004.
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Tanta exposição fez a H.STERN entrar no Guide de Luxe, o famoso guia das principais empresas de luxo do mundo. Outro objetivo da H. STERN é a fidelização do cliente. Isto é feito tanto de forma corporativa, enviando cartões de aniversário, de Natal, dando facilidades, quanto no atendimento direto na loja, com o vendedor. Hoje em dia a marca está presente em editoriais de moda das mais conceituadas revistas internacionais e enfeita celebridades do mundo todo. Nada mais natural para uma joalheria que tem nome de estrela (Stern, em alemão).
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A evolução visual
Desde sua fundação até os dias de hoje, a H.STERN cresceu, se renovou e seu logotipo acompanhou esta evolução através dos anos. O atual logotipo foi desenvolvido em 2002 pelo renomado designer inglês Neville Brody agregando a imagem de modernidade, agilidade e dinâmica. O logotipo de personalidade forte é simples, mas com um S arrojado, que simboliza também a silhueta feminina, um tributo à nova posição e conquistas da mulher na sociedade atual.
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Dados corporativos
● Origem: Brasil
● Fundação: 1945
● Fundador: Hans Stern
● Sede mundial: Rio de Janeiro, Brasil
● Proprietário da marca: H.STERN
● Capital aberto: Não
● Presidente: Roberto Stern
● Diretor criativo: Roberto Stern
● Faturamento: US$ 400 milhões (estimado)
● Lucro: Não divulgado
● Lojas: 160
● Presença global: + 12 países
● Funcionários: 3.500
● Segmento: Joalheria
● Principais produtos: Jóias e relógios
● Ícones: O design de suas jóias
● Slogan: Jóias H.Stern marcam você.
● Website:
www.hstern.com.br
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A marca no mundo
A rede de joalherias H.STERN, a mais importante do Brasil e uma das cinco de maior prestígio e tamanho no mundo, tem 3.500 funcionários e 160 lojas próprias, das quais a metade está no exterior espalhada por 12 países como Estados Unidos, França, Alemanha, México, Portugal, Rússia e Israel. A marca está presente em 21 países, contando com 115 representantes, e fabricando mais de 20 mil peças por mês. Hoje, encontra-se o logotipo da H.STERN até mesmo em países como Emirados Árabes e Cazaquistão.
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Você sabia?
Hans Stern

Hans Stern morreu em 26 de outubro de 2007 aos 85 anos de causas naturais, deixando esposa e quatro filhos, que assumiram a condução da empresa já nos anos 90.
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As fontes: as informações foram retiradas e compiladas do site oficial da empresa (em várias línguas), revistas (Fortune, Forbes, Newsweek, BusinessWeek e Time), sites especializados em Marketing e Branding (BrandChannel e Interbrand), Wikipedia (informações devidamente checadas) e sites financeiros (Google Finance, Yahoo Finance e Hoovers).


Um comentário:

  1. Sr. Hans Strn ,este foi um homem que muitos deveria aconpanharem o que ele deixou a toda SOCIEDADE DO MUNDO.. UM Exemplo de vida de um Enpresario de altissimo padrao , veio do exterior e valorisou mais dos que os proprios Brasileiros , ele nao era materialista mas sim ele amava o que fazia e respeitava a todos em sua valta ,DA ARIA DA PEDRAS PRECIOSAS ,VALORIZAVA OS ARTESOES ,E PRICIPALMENTE NOS GARIMPEIROS, ``QUE FALTA TU NUS FEZ Sr. HANS STERN
    COM NOSSO CORDIAL ABRAÇO A TODA FAMILIA STERN
    Fernando Bittencourt e Familia
    Pais ``Geraldo Bittencourt e Elazir Bifanno Bittencourt Estado DE MINAS GERAIS - BRAZIL

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